top of page
Buscar

Mecanismo de defesa da projeção.

A projeção é um conceito da psicanálise que descreve o processo psicológico pelo qual um indivíduo atribui seus próprios sentimentos, pensamentos e impulsos a outra pessoa ou a um objeto.


A pessoa pode projetar o que lhe incomoda, pode projetar um sentimento ou emoção que já teve ou que tem, por exemplo, alguém diz que outra pessoa é ciumenta sendo que esse próprio alguém é ciumento.


Outro exemplo, a pessoa está se sentindo bem com a roupa que está usando, todavia, diz que considera que alguém está com uma roupa que não lhe agrada. Podemos perceber que o vestir é bastante valorizado por essa pessoa, talvez a outra pessoa não dê tanta atenção para isso ou naquele dia não tenha tido tempo para vestir outra roupa. Experiências difíceis devidas a questões referentes à vestimenta podem contribuir para uma pessoa valorizar mais ou menos a forma de se vestir.


Mais um exemplo: se uma pessoa se sente inadequada em relação a uma determinada tarefa, pode projetar sua insegurança em outra pessoa, criticando-a demasiadamente por não estar fazendo o trabalho adequadamente. Esse comportamento pode ser uma tentativa de se proteger do desconforto da própria insegurança.


A transferência de emoções e desejos pode ser consciente ou inconsciente e é considerada uma defesa psicológica que ajuda a proteger o ego do indivíduo de sentimentos desconfortáveis. De acordo com a teoria psicanalítica, a projeção ocorre quando um indivíduo não consegue lidar com suas próprias emoções ou pensamentos negativos e, em vez disso, os atribui a outra pessoa ou objeto.


Ao projetar os sentimentos em outra pessoa, o indivíduo pode sentir-se mais seguro e protegido, pois não precisa enfrentar diretamente seus próprios sentimentos negativos, mas a projeção também pode ter consequências negativas.


Por exemplo, pode levar a conflitos interpessoais e relacionamentos problemáticos, uma vez que as projeções podem distorcer a maneira como o indivíduo vê os outros. Além disso, o indivíduo pode não enfrentar diretamente seus próprios sentimentos e pensamentos, perdendo assim a oportunidade de crescer psicologicamente.


O psicoterapeuta pode ajudar o indivíduo a identificar suas projeções e a enfrentar diretamente seus próprios sentimentos e pensamentos. Ao fazer isso, o indivíduo pode aprender a lidar de forma mais saudável com suas emoções e a desenvolver relacionamentos mais satisfatórios.

Posts recentes

Ver tudo

Obstáculos ao crescimento de acordo com Adler.

Tendo-se em vista os obstáculos que de inúmeros lados se deparam a criança, não é de estranhar que as suas respostas nem sempre sejam adequadas. Seus hábitos psíquicos apenas começam a se desenvolver,

Comments


bottom of page