top of page
Buscar

Mecanismo de defesa da sublimação.


Através do mecanismo de defesa da sublimação, impulsos considerados inaceitáveis pela sociedade são redirecionados para atividades socialmente valorizadas, como, por exemplo, arte, ciência, esportes, etc.


Assim, a pessoa encontra uma forma alternativa de expressão dessas energias, o que pode levar a um senso de realização pessoal e contribuição para a sociedade. Um dos motivos pelos quais as atividades artísticas e físicas são recomendadas.


No esporte, por exemplo, a sublimação é evidente quando as pessoas canalizam sua agressão de forma aceitável em treinamentos e competições. Isso não só lhes permite alcançar seus objetivos esportivos, mas também lhes dá uma saída construtiva para suas emoções intensas.


“Os partidários de Anna Freud consideram esse mecanismo como uma defesa que leva à resolução dos conflitos infantis, ao passo que os de Melanie Klein veem nele uma tendência a restaurar o objeto bom destruído pelas pulsões agressivas” (ROUDINESCO, 1998).


A sublimação é um mecanismo de defesa que permite que pessoas lidem com seus impulsos e desejos de uma forma produtiva, de outro modo poderiam levar a conflitos internos.


O mecanismo de defesa da sublimação desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e social das pessoas. Ao abraçar essa capacidade de transformar impulsos primitivos em expressões criativas e construtivas, podemos alcançar um equilíbrio psicológico e contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo.



Referência bibliográfica


ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

Posts recentes

Ver tudo

Obstáculos ao crescimento de acordo com Adler.

Tendo-se em vista os obstáculos que de inúmeros lados se deparam a criança, não é de estranhar que as suas respostas nem sempre sejam adequadas. Seus hábitos psíquicos apenas começam a se desenvolver,

Комментарии


bottom of page